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segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pedalar ajuda a prevenir varizes


Andar de bicicleta, um exercício ótimo para perder calorias e ficar com as pernocas torneadas, é bom, também, para melhorar todo o sistema circulatório.

“A bicicleta fortalece o músculo da barriga da perna, que é considerado o nosso segundo coração porque bombeia o sangue de volta”, explica João Lopes, angiologista e cirurgião vascular, de São Paulo. A caminhada também é uma opção interessante no combate às veias saltadas. “Como prevenção, é importante ainda não engordar demais e, para quem trabalha sempre em pé, usar meias-calças elásticas”, orienta Eduardo Brigídio, cirurgião vascular especialista em varizes, do Hospital Villa-Lobos, de São Paulo. “Quem já tem varizes sofre mais com o inchaço, então, indica-se colocar as pernas para cima sempre que possível”, completa o médico.

Segundo Saulo Davi, professor da Reebok Sports Club, “as veias dilatadas estão bastante ligadas a fatores hormonais, sedentarismo e sobrepeso, além da hereditariedade”. Logo, a regra para quem sofre com esse problema é não ficar parada.

Isso porque, “a atividade física estimula a circulação (impedindo a estagnação do sangue nos membros inferiores e aliviando a sensação de pernas cansadas), auxilia na manutenção do peso e tonifica os músculos.”

E uma das coisas mais importantes na hora de exercitar-se sobretudo as panturrilhas, responsáveis por bombear o sangue das pernas para o coração.
Se você sofre com esse problema, procure então se movimentar com frequência. “pedaladas leves e moderadas estão liberadas, assim como exercícios na piscina, pois a pressão da água estimula a circulação.”

Fonte: Revista ANAMARIA